
fundadoras
Com a determinação das fundadoras e os parceiros de impacto social, o Instituto Alke desenvolve diversos projetos para a inclusão e reabilitação da pessoa com deficiência ou disfunção física.

Formação:
- Bacharelado em Fisioterapia UDESC, 1998
- Mestrado em Ciências do Movimento Humano UDESC, 2000
- Doutorado em Alto Rendimento Esportivo, UPO, Espanha, 2010
- Pós Doutorado em Enfermagem, Universidad de Valladolid, Espanha, 2021.
Soraia Cristina
Tonon da Luz
Soraia Luz é fisioterapeuta formada na primeira turma da UDESC em 1998. Atua como docente na UDESC desde 1999 e, é pós doutora em enfermagem na linha da deficiência pela Universidad de Valladolid, Espanha. Atualmente ocupa a posição de coordenadora do Laboratório de biomecânica da UDESC e orienta alunos no mestrado em Fisioterapia. É consultora de saúde e sócia de honra da Andade, Asociación Nacional de Amputados da Espanha desde 2012. Soraia trabalha há 25 anos com pessoas que sofreram amputação com estudos biomecânicos e pesquisas que focam a saúde da pessoa amputada em diferentes âmbitos da reabilitação. Fundou o RAMP, projeto de reabilitação em amputados da UDESC. Soraia é apaixonada pela biomecânica, pelo mundo das amputações e pela área da saúde da mulher. Atualmente, seu maior interesse como idealizadora do Instituto Alke é poder contribuir com a elaboração e execução de projetos que façam a diferença na vida das pessoas com deficiência e outras disfunções físicas, trazendo inovação e transformação em prol de uma sociedade mais inclusiva e com mais qualidade de vida.
“Se pudéssemos enxergar as pessoas para além de um corpo, as cores da vida seriam mais intensas”
Cíntia
Alban
Durante toda infância teve ligação afetiva com idosos, no seu convívio. Atualmente, é casada e mãe de três filhos. empresária especialista em varejo de produtos nacionais e importados.Ao longo de sua trajetória a vida lhe proporcionou a oportunidade de ser mentora, voluntária e embaixadora dos seguintes projetos:
1990 - Cursou Engenharia Agrícola, Ulbra-RGS
1996 - Mentora Associação Rita
2011 - Formação em bacharelado em gastronomia faculdade Assesc-SC
2015 - Família Alban - Projeto Origens do Saber
2017 - ACIC - Associação Catarinense inclusão Cegos
2018 - Nonno - cuidando com amor
2021 - Embaixadora do RAMP
Além disso, durante 18 anos fui catequista em comunidades carentes nos estados do RS e SC. Em 2009 ordenada Ministra na igreja Santa Terezinha do menino Jesus, Florianópolis SC, sendo voluntária em projetos sociais do padre Valmir Silvano.

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.
- Madre tereza de calcutá

- Bacharelado em Fisioterapia UDESC, 2007
- Mestrado em Atividade Física e Saúde, Universidade do Porto, Portugal, 2012
- Doutorado em Atividade Física e Saúde, Universidade do Porto, Portugal, 2015
- Pós Doutorado em Fisioterapia, UDESC, 2017
- Especialista em Saúde da Mulher, 2018
Thuane
Roza
É fisioterapeuta graduada na Universidade do estado de Santa Catarina. Durante a graduação ela notou que o corpo feminino era muito mais complexo de entender, assim, se dedicou a aprofundar os seus conhecimentos na saúde da mulher.
Em busca disso, foi para a Universidade do Porto – Portugal, onde vivenciou experiências e imergiu no mundo do assoalho pélvico feminino. Com o desenvolvimento do Mestrado e Doutorado, colocou em prática o efeito do exercício físico no assoalho pélvico. Ao longo dos estudos, percebeu que as disfunções do assoalho pélvico acomete mulheres em todas as idades e possui uma grande prevalência. Este é um problema que pode piorar com o avançar da idade, com o número de gestações, ou até mesmo aparecer de uma forma inesperada. Mas, o lado positivo, é que a primeira linha de tratamento é a Fisioterapia. Atualmente, trabalha na prática clínica e ministra aulas na saúde da mulher, mais especificamente no assoalho pélvico feminino. Como fundadora do Instituto Alke, Thuane pretende contribuir com a saúde da mulher nesse mundo pouco explorado, trazendo conhecimento e podendo ajudar, principalmente, na qualidade de vida.
A intimidade é uma conquista! Te ajudo a conquistá-la!
Lenise
Souza
Lenise Souza é Mestranda em Fisioterapia, Especialista em Gestão do Esporte e atualmente presta serviços como gestora de talentos para a NSports, plataforma de streaming que transmite eventos esportivos.
​
Lenise escolheu ser Bacharel em Educação Física por ser apaixona por esportes, desde sempre. Estuda o comportamento do consumidor esportivo e entende que inovação e tecnologia podem contribuir para o desenvolvimento social do esporte e do paradesporto.
- Tecnologia em Gestão Comercial - UNICESUMAR, 2015
- Especialização em Gestão do Esporte - UNISUL, 2018
- Bacharelado em Educação Física - UDESC, 2020

O esporte constrói e transforma vidas

- Doutorado em Ciências Médicas UFSC
- Mestrado em Fisioterapia UDESC
- Mestrado em Educação UNIVALI
Kadine
Bender
dos Santos
Doutora em Ciências Médicas pela UFSC, e após anos na docência no ensino superior, idealizadora e sócia proprietária da CardioClick Brasil - clínica de fisioterapia voltada para o Envelhecimento Ativo. Kadine sempre foi apaixonada pelo reabilitação de idosos e sua tese investigou a mobilidade urbana e a saúde de idosos do sul do país. Atualmente, seu maior interesse no Alke é contribuir para investigação científica do processo de otimização da mobilidade urbana, oportunidades de saúde e participação social, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas idosas amputadas envelhecem.
Fisioterapia de coração para coração
Juliana
Barcellos
de Souza
Fisioterapeuta com doutorado no tratamento da dor crônica. Idealizadora e responsável pela Educa a dor, clínica especializada no tratamento da dor com o conceito de, além de acolher e tratar, também ensinar aos pacientes estratégias para o controle e manejo de suas dores. Acredita no protagonismo do paciente no seu tratamento. Escritora de livro, autora de artigos científicos, editora do Jornal os Comitês da Sociedade Brasileira par ao Estudo da dor e colunista no JTT do Portal Desacato. A Juliana é apaixonada pela divulgação científica e acredita nos meios de comunicação para melhorar a participação ativa e consciente de cada um na sua conquista de saúde e melhora de qualidade de vida.

- Bacharelado em Fisioterapia pela UDESC (1999)
- Mestre em Ciências do Movimento Humano, sub área Biomecânica pela UDESC (2002)
- Doutrado (PhD) em Ciências Clínicas pela Université de Sherbrooke, Canadá (2007)
Pós doutorado em Saúde Comunitária pela Université de Sherbrooke, Canadá (2008) e em Saúde Coletiva pela UFSC (2009)
Viver com dor não é normal, melhore sua qualidade de vida

Dialogar com a complexidade desse mundo compartilhado com amor altera o percurso para nossas melhores escolhas
gabriela
fernanda
lucas
alban
Graduanda em Direito na UFSC e atualmente trabalha na posição de Coordenadora de recrutamento de pessoas da área da saúde na Nonno - empresa que conecta famílias com cuidadores de idosos. Gabriela sempre foi movida por viajar e conhecer aquilo que se entende como diferente, motivo pelo qual iniciou também sua graduação em história. Atualmente, seu maior interesse no projeto é contribuir com as lições vivenciadas através do Projeto social Origens do Saber - viagem feita com sua família por mais de 9 países entrevistando idosos e compilando propósitos de vida.

- Graduação em Direito UFSC (cursando)
- Graduação em História na Universidade Estácio de Sá (interrompido em 2021)

Estamos ansiosas para conhecer você!